Um elo perfeito: Maria Laura Mouzinho Leite Lopes e a educação matemática

Autores/as

  • Pedro Carlos Pereira Universidade Federal rural do Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21830/19006586.148

Palabras clave:

Maria Laura Mouzinho Leite Lopes, Matemática, educação matemática

Resumen

Uma Educadora responsável pela formação de várias gerações de professores de Matemática, que atuam com sucesso em vários países, tem seus trabalhos como referências nacionais e internacionais na área de Educação Matemática e, é por todos nós muito conhecida, querida e respeitada. Neste artigo rendo homenagens a esta altiva educadora, a primeira Doutora em Ciências – Matemática no Brasil, Dra. Maria Laura Mouzinho Leite Lopes. Por ser uma pessoa que viveu, participou e atuou expressivamente de vários movimentos, principalmente na área da Educação Matemática, possuía importante cabedal de conhecimento que não podemos deixar de registrar e divulgar. Proeminente era a sua capacidade de aproveitar situações de dificuldades para crescer e realizar coisas novas. Do convívio com ela, durante anos, escutei vários relatos de fatos históricos do nosso país e do mundo, no que se refere, principalmente, à educação, cultura e política e a relação com a Matemática e a Educação Matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Referencias bibliográficas

Pereira, P. C. (2010). A Educadora Maria Laura: contribuições para a constituição da Educação Matemática no Brasil. Tese apresentada a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, para obtenção do título de Doutor em Educação Matemática, sob a orientação do Prof. Dr. Saddo Ag Almouloud. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Descargas

Publicado

2015-01-30

Cómo citar

Pereira, P. C. (2015). Um elo perfeito: Maria Laura Mouzinho Leite Lopes e a educação matemática. Revista Científica General José María Córdova, 13(15), 326–334. https://doi.org/10.21830/19006586.148

Número

Sección

Fuerzas Armadas y Sociedad

Métricas

Crossref Cited-by logo
Estadísticas de artículo
Vistas de resúmenes
Vistas de PDF
Descargas de PDF
Vistas de HTML
Otras vistas
QR Code